quinta-feira, maio 06, 2010

POESIA EM HOMENAGEM AS MÃES

Minha Mãe


Casimiro de Abreu

Da pátria formosa distante e saudoso,

Chorando e gemendo meus cantos de dor,

Eu guardo no peito a imagem querida

Do mais verdadeiro, do mais santo amor:

- Minha Mãe! -



Nas horas caladas das noites d’estio

Sentado sozinho co’a face na mão,

Eu choro e soluço por quem me chamava

- “Oh filho querido do meu coração!” -

- Minha Mãe! -



No berço, pendente dos ramos floridos

Em que eu pequenino feliz dormitava:

Quem é que esse berço com todo o cuidado

Cantando cantigas alegre embalava?

- Minha Mãe! -



De noite, alta noite, quando eu já dormia

Sonhando esses sonhos dos anjos dos céus,

Quem é que meus lábios dormentes roçava,

Qual anjo da guarda, qual sopro de Deus?

- Minha Mãe! -



Feliz o bom filho que pode contente

Na casa paterna de noite e de dia

Sentir as carícias do anjo de amores,

Da estrela brilhante que a vida nos guia!

- Uma Mãe! -



Por isso eu agora na terra do exílio,

Sentado sozinho co’a face na mão,

Suspiro e soluço por quem me chamava:

- “Oh filho querido do meu coração!” -

- Minha Mãe! -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PODEM POSTAR AQUI O SEU COMENTÁRIO!!!